A timectomia é a retirada cirúrgica do timo. O timo é um órgão linfoide responsável pela maturação das células T, células que fazem parte do sistema imunológico. Fica na no mediastino  anterior, região localizada entre os pulmões, imediatamente atrás do osso esterno e à frente do coração. O timo é bastante ativo durante os primeiros anos de vida, porém ao longo do tempo começa a involuir até que ocorra total substituição por tecido gorduroso.

As principais indicações de timectomia são: tumores do mediastino e miastenia gravis. Dentre os tumores do mediastino, o timoma, tumor primário do timo, é o mais frequente. No caso da miastenia, por trata-se de uma doença auto-imune, a timectomia leva a redução da atividade da doença.

A timectomia envolve a ressecção completa do timo e da gordura mediastinal. A extensão da ressecção é muito importante para o sucesso da cirurgia tanto no caso do timoma como da miastenia. No passado a abordagem mais comum era através da esternotomia (incisão na parede anterior do tórax semelhante a uma cirurgia de coração). Atualmente, esta opção é reservada para tumores grandes e os procedimentos são habitualmente realizados de forma minimamente invasiva seja por videotoracoscopia ou por cirurgia robótica. Em ambos os casos são realizadas 3 a 4 incisões de cerca de 5-10 mm na lateral do tórax (a seleção do lado depende de diversos fatores) e tanto o timo como a gordura mediastinal são ressecados em sua totalidade. Alguns autores sugerem alguma vantagem da robótica por permitir uma ressecção mais completa da gordura mediastinal.

Quando a cirurgia é realizada de forma minimamente invasiva, o paciente é encaminhado ao quarto logo após a cirurgia e permanece com um dreno torácico (ver cuidados pós-operatórios) que é retirado no 1º ou 2º dia pós-operatório. No dia seguinte à retirada do dreno o paciente pode ser liberado para alta hospitalar se estiver clinicamente bem. Evidentemente, as condições clinicas basais do paciente interferem na indicação de UTI e tempo de internação. No caso de tumores maiores nos quais optou-se por esternotomia, o paciente costuma ser encaminhado à UTI, e tempo de internação pode se prolongar um pouco mais.

As complicações mais frequentes de timectomia são: dor torácica, pneumonia, sangramento, infecções de ferida e outros eventos clínicos a depender das condições basais do paciente. Portanto, a avalição pré-operatória (preparo pré-operatório) é crítica para uma boa de seleção de candidatos à cirurgia.