O que são

O mediastino é o espaço que fica atrás do osso esterno, entre os dois pulmões. Nessa localização estão algumas estruturas como: tireoide intratorácica, o timo, gânglios mediastinais, grandes vasos, nervos, esôfago, coluna e coração. Os tumores que comprometem esses órgãos são chamados tumores do mediastino.

O mediastino é dividido em três partes: ântero-superior, médio e posterior.

Ântero-superior

No mediastino ântero-superior são encontrados os tumores do timo, bócio intratorácico, teratoma, linfomas (Hodgkin e não Hodgkin) do tórax e tumores germinativos.

Médio

No mediastino médio os tumores encontrados são: cistos entéricos, cistos pericárdicos, cistos broncogênicos, linfomas, tumores do coração e pericárdio.

Posterior

No mediastino posterior encontramos os tumores de nervos (neuroblastoma, schwanoma, neurofibroma, ganglioneuroma, paraganglioma), feocromocitoma, aneurismas da aorta, tumores e cistos do esôfago.

De forma geral os sintomas dos tumores do mediastino decorrem da compressão de estruturas vizinhas como o coração, pulmões, esôfago e traqueia e, portanto, são inespecíficos como: dor torácica, sensação de peso, tosse seca, dificuldade respiratória, aumento de volume na região cervical (pescoço), disfagia (dificuldade de engolir alimentos), infecção pulmonar de repetição, etc.

Os tumores do mediastino, em geral só apresentam sintomas quando atingem grandes dimensões, portanto, o diagnóstico é geralmente feito através de uma radiografia de tórax de rotina. O exame a seguir será uma tomografia de tórax e, dependendo do que for encontrado, será feita uma cintilografia, ressonância magnética, PET-scan, ou uma endoscopia respiratória. O diagnóstico definitivo dos tumores do mediastino geralmente é obtido através de biopsia, que pode ser desde uma punção aspirativa da lesão, uma mediastinoscopia ou até por vídeo cirurgia.

Tratamento

O tratamento dependerá do diagnóstico obtido nas biópsias, sendo que na maioria dos tumores do mediastino, a ressecção cirúrgica pode levar a cura da doença. A imensa maioria dos linfomas é tratada com quimioterapia, mas se após esse tratamento ainda houver massa tumoral, essa pode ter indicação de ressecção (retirada) cirúrgica. A cirurgia robótica tem sido um método de cirurgia minimamente invasiva muito eficiente na abordagem cirúrgica dos tumores do mediastino, tanto do ponto de vista oncológico, quanto pela segurança ao paciente. Permite uma pronta recuperação com rápido retorno as atividades diárias.