Introdução

O site www.cirurgiatoracicarobótica.com.br foi fundado em 2018 para disseminar conhecimentos e produzir conteúdos científicos sobre essa modalidade de cirurgia minimamente invasiva, que cada vez mais encontra seu caminho como uma opção segura, adequada e eficiente para a maioria das cirurgias torácicas de grande porte.

 

Foi idealizado pelos Drs. Ricardo Terra, Rui Haddad, Felipe Braga e Carlos Eduardo Lima em 2018 e posteriormente a eles se juntaram os cirurgiões Pedro Nabuco, Alessandro Mariani e Fábio Haddad, ou seja, a reunião de cirurgiões robóticos de São Paulo e Rio de Janeiro.

 

O site foi ao ar em 2018, inicialmente em caráter experimental e posteriormente para o público. Realizamos várias publicações e atividades importantes em 2018 e 2019 e encerramos o ano de 2020 com uma excepcional produtividade.

 


Primeiro Bimestre

Em 2020 começamos o ano com uma maravilhosa notícia: o grupo de cirurgia torácica robótica SP - RJ, formado em 2016, e liderado pelo Dr. Ricardo Terra completou, em janeiro desse ano, 500 cirurgias torácicas robóticas, a maior experiência da América Latina nesse tipo de acesso minimamente invasivo. Em fevereiro de 2020 publicamos dois trabalhos de cirurgia torácica robótica no Jornal Brasileiro de Pneumologia, que mereceram um Editorial da revista. Ainda em fevereiro noticiamos a formatura do primeiro Fellow em CTR formado inteiramente no Brasil, o Dr. Pedro Leite, do ICESP e da USP, grupo chefiado pelo Dr. Ricardo Terra.

A Pandemia

Com a pandemia decidimos iniciar uma série de seminários pela internet. usando várias plataformas simultâneas ? WhatsApp, YouTube, Instagram e Zoom para ter maior alcance. Sem dúvidas os primeiros temas seriam sobre a influência da COVID 19 na prática cirúrgica torácica. O primeiro webinar foi em 17 de março sobre Cirurgia Torácica Durante a Pandemia de COVID 19. Teve uma grande audiência, chegando a gravação a ser assistida por mais de 4.700 pessoas. Isso nos animou a realizar outras reuniões pela Internet. A segunda foi em 15/04/2020 e versou sobre Notícias do Front, contando com a participação do Prof. Lorenzo Spaggiari do Instituto Europeu de Oncologia, de Milão, como convidado internacional. Em 14/05 organizamos mais um seminário da linha COVID 19, intitulado ?Como integrar nossa rotina assistencial: à nova realidade? contando também com um convidado italiano (a Itália foi um dos países mais acometidos pela COVID 19 do mundo) o Prof. Piergiorgio Solli. Em 11/05/2020 participamos de um programa sobre Medicina na Era Digital, organizado pela PUC-Rio e pelo nosso site e em 16 de junho encerramos o ciclo a respeito da cirurgia torácica na pandemia, com o Webinar ?Vida após pandemia? que contou com a participação do Prof. Alan Sihoe eminente cirurgião torácico de Hong Kong.

Dissecando Grandes Estudos

Sentimos nessa época ser conveniente passar para outros temas, e foi idealizado o tema ?Dissecando Grandes Estudos? com a finalidade de discutir com experts em oncologia, cirurgia, pneumologia, radiologia, patologia, epidemiologia, estatística e análise editorial os trabalhos considerados como melhores e mais destacadas publicações da literatura de cirurgia e oncologia torácica. Iniciamos essa série em 31/08/2020 com o tema ?Rastreamento com Tomografia Computadorizada reduz a mortalidade por câncer de pulmão?? Foram discutidos cálculo amostral e recrutamento. O segundo seminário dessa série versou sobre ?Cirurgia minimamente invasiva é menos mórbida no tratamento do câncer de pulmão?? Nessa reunião foram comentados cegamento em cirurgia, padronização de procedimento e aferição de medidas e população do estudo. Em 26/10 realizamos o terceiro webinar dessa série esse sobre o estudo sobre Imunoterapia no câncer de pulmão estágio III irressecável com Durvalumab, onde discutimos criticamente tipos de desfechos em oncologia, uso de placebo e como avaliar eventos adversos, encerrando assim mais essa fase.

Uso de tecnologia 3D no planejamento das cirurgias torácicas

O último webinar do ano foi em 12/11/2020 sobre ?Uso de tecnologia 3D no planejamento das cirurgias torácicas? que contou também com um convidado internacional, o Dr. Marcelo da Silva de Orlando, Flórida. Nesse webinar discutimos a tecnologia envolvida na reconstrução 3D, radiologia e reconstrução, uso da tecnologia na cirurgia da parede torácica e nas ressecções pulmonares.

Todos os webinars foram dinâmicos e tiveram discussão e perguntas da audiência.

Além dessas importantes reuniões multidisciplinares, todas elas com gravações disponíveis no nosso site, tivemos a publicação de vídeos e de notícias diversas, sempre atualizadas e pertinentes, além da discussão de trabalhos científicos considerados de grande importância para a especialidade. Todas essas publicações estão disponíveis no site www.cirurgiatoracicarobotica.com.br

Posso dizer que foi um ano extremamente produtivo, apesar da pandemia e que certamente contribuímos muito para a disseminação da cirurgia torácica robótica e da oncologia torácica, tanto para o público leigo quanto para os especialistas.

600 cirurgias torácicas robóticas

Encerramos o ano com chave-de-ouro completando, apesar da pandemia, 600 cirurgias torácicas robóticas até essa data.

Para o ano de 2021 já estamos discutindo maneiras inovadoras de tornar o site mais interativo e interessante para todas as especialidades envolvidas na cirurgia e oncologia torácica.