No Sábado dia 01 de Agosto aconteceram duas importantes sessões plenárias do Congresso Virtual da Sociedade de Cirurgia Robótica.
Pela manhã a Plenária I abordou as plataformas robóticas disponíveis atualmente no mercado mundial. A Intuitive iniciou o programa mostrando o já consagrado DaVinci Xi além do novo Da Vinci SP, plataforma robótica Uniportal (a câmera e todos os instrumentos entram pela mesma incisão) que promete uma cirurgia robótica ainda menos invasiva. Logo depois ainda a Intuitive apresentou sua interessante plataforma ION, aparelho voltado para realização de biópsia de nódulos pulmonares por broncoscopia, algo fundamental para o tratamento de neoplasias pulmonares. Com esse mesmo objetivo a Johnson & Johnson apresentou o Monarch, seu robô para broncoscopias. Outros destaques foram a britânica CMR que mostrou seu robô Versius e a empresa corena Revo com seu Revo-I. Ambas as plataformas prometem concorrer com os robôs atuais da Intuitive.
Na sessão Plenária II que aconteceu a tarde vimos apresentações sobre as futuras plataformas robóticas. Fomos apresentados a projetos de plataformas para microcirurgias (Medical Micro Instruments), a modelos de robôs uniportais (Titan), robôs para intubação orotraqueal (Surgical Automations) e tecnologias para visualização do fluxo sanguíneo para órgãos em tempo real (Activ Surgical). Porém, as apresentações mais esperadas eram das gigantes de dispositivos médicos Medtronic e Johnson & Johnson, ambas em fases finais de desenvolvimento de plataformas cirúrgicas próprias que prometem mexer com o mercado mundial de cirurgia robótica. Contudo, pouco foi realmente mostrado sobre os robôs em ambas apresentações, precisaremos aguardar um pouco mais para conhecermos essas tão esperadas plataformas.