Lobectomia Robótica vs Toracoscópica

Nesse estudo os autores procuram responder se existe impacto na sobrevida a longo prazo, no tratamento oncológico dos pacientes submetidos a lobectomia robótica, quando comparada a abordagem videotoracoscópica. No artigo publicado em 2020 na revista Annals of Thoracic Surgery, foi observado que tanto na abordagem por via robótica quanto na videotoracoscópica, os resultados oncológicos, de morbimortalidade, bem como a sobrevida global, foram semelhantes.

A base para esse estudo retrospectivo foi o banco de dados do (SEER) Surveillance, Epidemiology and End Results. Foram incluídos pacientes ≥ 65 anos submetidos a lobectomia com diagnóstico de carcinoma não pequenas células. Cirurgias realizadas de 2008-2013.

Foi utilizado o escore de propensão para equilibrar os dois grupos. Essa técnica estatística emprega regressão logística multivariada para diminuir o viés de seleção em estudos retrospectivos. Nesse trabalho, permitiu que os dois grupos ficassem muito semelhantes quanto às características dos pacientes e dos hospitais onde ocorreram as cirurgias. Após essa etapa, a comparação foi realizada: lobectomia robótica vs videotoracoscópica.

O total de pacientes analisados foi de 4307, sendo: (videotoracoscopia n=3881, robótica n=426). Na análise de sobrevida global e morbimortalidade , foram observados números semelhantes entre os dois grupos avaliados. Com um follow up de 35 meses os resultados da sobrevida global (videotoracoscopia e robótica) em 3 anos foi (OS 71% vs 73%, p = 0.366.) e cancer-specific mortality (CSM) (17% vs 15% p= 0.639.)

O que limita esse estudo, é seu desenho retrospectivo. A inclusão de um grande número de casos (4307 pacientes), sendo esses coletados de centros de referência norte americano, utilizando dados do (SEER), são pontos importantes observados neste trabalho. Conforme descrito pelos autores, estudos prospectivos randomizados são necessários para validação desses dados no futuro.

Fonte:
Joanna Sesti MD et al, A Comparative Analysis of Long-term Survival of Robotic vs. Thoracoscopic Lobectomy, Ann Thorac Surg DOI: https://doi.org/10.1016/j.athoracsur.2020.03.085