cuidados no Peri-operatório

A inesperada situação de Pandemia decretada pela OMS em 11 de março de 2020 associada ao possível colapso do sistema de saúde em todo o mundo vem recebendo especial atenção da comunidade cirúrgica em busca de adaptação, ainda que em uma fase fraca em evidências cientificas para nortear possíveis condutas frente ao novo adversário, muitas vezes invisível.

Com base nas recomendações atuais de diversas sociedades cirúrgicas ao redor do mundo surgem propostas para orientação dos cirurgiões, mas poucas se referem especificamente a nossa especialidade. Contemplam um cenário de possível escassez de insumos, leitos hospitalares e sugerem a preservação dos profissionais de saúde através de medidas que racionalizam os agendamentos e realização de procedimentos cirúrgicos durante a crise. Dentre as principais podemos citar:

1. Alteração de rotinas de uso de EPI e fluxo de pacientes pelas equipes cirúrgicas;
  2. Postergação de cirurgias não urgentes e não oncológicas;
  3. Avaliação criteriosa dos pacientes oncológicos com discussão de todas as possibilidades sem que haja prejuízo ao objetivo terapêutico ou, elevado risco de contaminação do paciente no peri- ou pós-operatório, levando a chance de desfecho desfavorável em paciente infectado;

É de fundamental importância a conscientização da comunidade médica cirúrgica que atua ativamente no tratamento dos pacientes infectados, principalmente como líderes dentro de suas instituições devendo participar ativamente na proposta de soluções para o atual cenário.

Dr. Felipe Braga ? Cirurgião Torácico

Links importantes: