500 procedimentos realizados!



Em janeiro de 2020 nossa equipe completou 500 cirurgias robóticas. O procedimento foi uma lobectomia pulmonar robótica em um paciente com câncer de pulmão e foi executada pelo Dr. Ricardo Terra, um dos fundadores do nosso site. Nosso programa se iniciou em maio de 2015 com o Dr. Ricardo Terra e Dr. Paulo Pego no ICESP e desde então vem crescendo de forma consistente com o desenvolvimento de outros cirurgiões de console: Dr. Rui Haddad, Dr. Jose Ribas Milanese de Campos, Dr. Felipe Braga, Dr. Carlos Eduardo Lima, Dr. Fabio Haddad, Dr. Pedro Nabuco, Dr. Alessandro Mariani, Dr. Angelo Fernandez e Dr. Tadeu Diniz. Contamos sempre com o apoio dos Drs. Leticia Lauricella, Alberto Dela Vega, Laert Andrade, Benoit Bibas, Fabiano Engel, Davi Kang, Caroline Andrade e Bernardo Agoglia. Importante citar o suporte de nossas equipes de anestesia e de instrumentação cirúrgica, com destaque para Carolina Suleiman que ajudou a padronizar instrumental, posicionamento e logística.

Durante estes 5 anos realizamos todos os tipos de procedimento em cirurgia torácica robótica com complexidade progressiva. E o crescimento da técnica em nosso grupo (quase 200 casos no último ano) se deve aos excelentes resultados obtidos, o que motivou  que realizássemos mais casos e também que mais membros do grupo adotassem a técnica. O volume nos permitiu padronizar os procedimentos e o cuidado pós-operatório minimizando a variabilidade que pode gerar inconsistências.

Além dos procedimentos, nosso grupo foi muito ativo em ensino e pesquisa nos últimos 5 anos. Foram inúmeras preceptorias realizadas para treinamento de cirurgiões em diversas cidades do país e diversas publicações e apresentações em congressos, uma delas premiada durante o Congresso Europeu como melhor trabalho de cirurgia torácica minimamente invasiva. Nossas publicações, 5 delas em periódicos indexados e com fator de impacto, focaram nos resultados da cirurgia robótica com destaque para tratamento do câncer de pulmão e timoma.

Ao longo do tempo nos organizamos mais e criamos nosso banco de dados que coleta informações sobre os procedimentos prospectivamente, criamos o site Cirurgia Torácica Robótica para oferecer a médicos e pacientes informações sobre a técnica e criamos também o fellowship em cirurgia robótica para treinarmos as próximas gerações de cirurgiões robóticos. Finalmente, passamos a nos reunir anualmente a fim de revisar nossos nossos resultados (que estão disponíveis nos trabalhos publicados) e discutir as melhores práticas focando, assim, no melhor cuidado possível a nossos pacientes.

A jornada robótica tem sido muito instigante para nós e um grande avanço no tratamento de nossos pacientes. Caso tenha interesse em saber mais sobre cirurgia robótica, sobre as doenças que tratamos e sobre nossas publicações e eventos explore nosso site, temos um extenso conteúdo.