Clique na imagem para ver o artigo completo.



Publicamos recentemente o primeiro estudo latino-americano que analisou os resultados da cirurgia robótica para tratamento dos tumores do timo. Neste estudo, coletamos dados de 18  pacientes com tumores timicos operados pela nossa equipe num período de 2 anos e meio.  A técnica utilizada foi a técnica popularizada por Ruckert e bem padronizada em nossa equipe.

O diâmetro médio dos tumores ressecados foi 6 cm, o que nos aponta para o fato que muitas lesões grandes foram retiradas. Observamos também a ressecção de tumores invasivos, nos quais foi necessária inclusive a remoção de partes do pericárdio. O tempo médio de cirurgia foi 130 minutos e a mediana de internação hospitalar foi 2 dias. As únicas complicações observadas foram elevação transitória da cúpula diafragmática em um caso e quilotórax em outro caso. As margens de resseção foram livres em 17 casos, apenas em um tumor invasivo a margem era coincidente com a superfície de resseção.

Neste estudo concluímos que a cirurgia robótica para tratamento dos tumores do mediastino é segura e efetiva. Os resultados foram bastante animadores e consistentes, mesmo em nossa experiência inicial e também em casos de tumores grandes e invasivos.