STS - New Orleans



De 25 a 28 de Janeiro ocorreu em New Orleans o Congresso da Sociedade de Cirurgiões Torácicos (Society of Thoracic Surgeons - STS). Durante o congresso, que este ano contou com apenas 4 brasileiros (entre eles os Drs. Ricardo Terra e Alessandro Mariani), foram apresentadas inovações tecnológicas e resultados de estudos em andamento.

Ressaltamos a apresentação de novos equipamentos de broncoscopia robótica, os quais já estão disponíveis nos EUA. Os apresentadores demonstraram os equipamentos tanto da Auris como da Intuitive e os primeiros resultados clínicos. A flexibilidade, diâmetro, precisão e possibilidade de navegação permite aumento da acurácia diagnóstica e permite seu uso também como uma plataforma terapêutica.

Quanto a resultados de estudos, o mais interessante foi apresentado pelo Dr. Inderpal Sarkaria de Pittsburgh na sessão plenária. Os investigadores desenvolveram  uma molécula fluorescente que tem afinidade por células de adenocarcinoma. Portanto, se administrada antes da cirurgia, estas moléculas se acumulam em áreas de tumor e se torna possível visualizar o nódulo através do parênquima pulmonar com auxilio de lentes especiais. Assim, a identificação de nódulos se torna mais fácil e dispensa o uso de marcadores invasivos como ganchos ou molas.