Recentemente, publicamos o artigo intitulado "Segmentectomia pulmonar anatômica robótica: Aspectos técnicos e desfechos"na Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.


Neste trabalho descrevemos a experiência adquirida por nosso grupo com esta técnica avançada de cirurgia robótica que permite poupar o paciente de uma lobectomia, reduzindo o volume de pulmão a ser removido. Obviamente, existem indicações precisas para esta técnica como tumores muito pequenos ou doenças benignas.


Durante Janeiro de 2017 e Dezembro de 2018, realizamos 49 segmentectomias, abordando todos os segmentos pulmonares. No artigo detalhamos aspectos técnicos e, principalmente, os resultados dos procedimentos. Ressalto o fato de que não foram observadas conversões para cirurgia por vídeo ou aberta e nem fatalidades nesta amostra. O padrão de complicações observado foi semelhante ao de outras séries de cirurgia robótica, sendo drenagem prolongada a complicação mais frequente (4 pacientes). Concluímos que apesar de tecnicamente complexa, a segmentectomia pode ser realizada através de cirurgia robótica com resultados excelentes.




Acesse o artigo: http://www.scielo.br/pdf/rcbc/v46n4/en_0100-6991-rcbc-46-04-e20192210.pdf