World Journal of Surgery



Recentemente, publicamos no World Journal of Surgery (significativo periódico da área cirúrgica, fator de impacto:2.77), um trabalho descrevendo os resultados da implantação de um serviço de cirurgia torácica robótica ativo no Brasil. Este trabalho é relevante pois demonstra através da maior experiência latino-americana em cirurgia robótica torácica disponível na literatura médica, os desafios da implantação do método, bem como algumas estratégias que usamos para superar estes desafios. Sobretudo, demonstra a segurança do método desde os primeiros casos realizados.

Ainda que tenhamos alcançado a marca de 400 casos em julho de 2019, o trabalho aborda nossos primeiros 205 procedimentos e descreve em detalhes os passos que executamos para que o programa tivesse sucesso. Foram 164 procedimentos pulmonares e 39 mediastinais, incluindo diversos tipos de cirurgias. A morbi-mortalidade foi baixa (20% e 0,6%, para procedimentos pulmonares respectivamente) e compatível com as mais modernas séries cirúrgicas. Tais resultados são um grande avanço quando comparados às séries nacionais previamente publicadas e nos estimularam a intensificar o investimento no programa.

Comparamos também os resultados dos casos iniciais com aqueles de uma fase mais madura do programa. Essencialmente reduzimos o tempo cirúrgico com o aumento da experiência, mas não observamos diferença significativa no número de complicações que foi baixo desde o princípio. Esperamos que nossos resultados inspirem cirurgiões a adotar a cirurgia robótica em suas práticas e contribuam para a implantação do método de forma mais ampla em nosso país e outros países emergentes. Para detalhes do trabalho acesse:  https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/31332490